Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 11 de julho de 2013

EIS A QUESTÃO

POR QUE O SACERDOTE NÃO CASA? VEJAMOS: 

A questão é, não é que eles não podem casar e sim questão de opção e vocação feita por eles mesmo, assim como as mulheres que decidem ser freiras e viverem somente para Cristo, tudo isto tem fundamento bíblico em Mt 19,12. O Matrimônio e o Celibato é questão de vocação. Há pessoas vocacionadas para o casamento, família e filhos, há outras que não tem vocação para o casamento mas, vive uma vida a serviço de Deus, não faz voto de pobreza, esta pessoa tem seu trabalho, sua casa, mas fica solteira a serviço do Senhor, da mesma forma que há pessoas que se casam mas, permanece a serviço de Deus. Porém os Padres, as Freiras já têm a vocação de deixar tudo: casa, trabalho, casamento, filhos por amor a Jesus Cristo. Portanto irmãos, o casamento não é uma obrigação e sim uma questão de VOCAÇÃO assim como o sacerdócio. Vejamos o que diz o Catecismo da Igreja Católica: 

Catecismo da Igreja Católica (CIC), número §1579: “Todos os ministros ordenados da Igreja latina, com exceção dos diáconos permanentes, normalmente são escolhidos entre os homens fiéis que vivem como celibatários e querem guardar o celibato "por causa do Reino dos Céus" (Mt 19,12). Chamados a consagrar-se com indiviso coração ao Senhor e a "cuidar das coisas do Senhor", entregam-se inteiramente a Deus e aos homens. O celibato é um sinal desta nova vida a serviço da qual o ministro da Igreja é consagrado; aceito com coração alegre, ele anuncia de modo radiante o Reino de Deus”.

CIC §1599: “Na Igreja latina, o sacramento da Ordem para o presbiterado normalmente é conferido apenas a candidatos que estão prontos a abraçar livremente o celibato e manifestam publicamente sua vontade de guardá-lo por amor do Reino de Deus e do serviço aos homens” (Cf. Catecismo da Igreja Católica, números 1579/1580).

O celibato não é uma castração nem uma proibição de casar ou outras coisas semelhantes. Celibato é uma entrega total e amorosa ao Reino de Deus e ao serviço do Seu povo.A pessoa que vive verdadeiramente esta vocação é feliz, vive a serviço do próximo.

Infelizmente muitos utilizam do celibato, da vida religiosa como uma fuga, resultando em escândalos.

Da mesma forma alguns se casam por casar ou para não ficar sozinho, aí resulta em adultérios, casamentos desfeitos e famílias desestruturadas.

A vocação deve partir de dentro de você, é um chamado de Deus e não um imposição dos pais ou da sociedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário