Wikipedia

Resultados da pesquisa

sábado, 14 de setembro de 2013

FESTA DA EXALTAÇÃO DA CRUZ - 14 DE SETEMBRO

Festa da Exaltação da Santa Cruz.
“Nossa glória está na Cruz de Jesus” (Gal 6,14).
A Festa da Exaltação da Santa Cruz, que celebraremos no dia 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor. Para nós, a Cruz é o maior símbolo de nossa fé e quem a rejeita se comporta como aqueles dos quais já nos falava o Apóstolo Paulo: “Existem muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se comportam como inimigos da Cruz de Cristo” (Fil. 3,18).
Nós, católicos, do acordar ao deitar nos persignamos e nos sentimos felizes ao fazer o Sinal do Divino Salvador Jesus, dizendo as palavras sagradas do tríplice Nome de Deus: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
Nunca tenhamos vergonha de fazermos sobre nós, em qualquer que seja o lugar ou a situação, esse sinal bendito. A Cruz de Cristo não pode ser esquecida (cf. 1Cor 1,17). 
Quase setecentos anos antes de Cristo, o Profeta Ezequiel já havia recebido de Deus o Sinal da Cruz (na forma de uma letra do alfabeto hebraico, a letra “tau”, que tem a forma da cruz – T) para por ordem divina, traçá-lo na testa dos judeus fiéis, como marca que os salvaria do massacre prestes a ocorrer em Jerusalém, durante a invasão da cidade Santa por povos inimigos (cf. Ez. 9,4).
A Cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação.
Assim sendo, a Igreja há muito tempo passou a celebrar, exaltar e venerar a Cruz, inclusive como símbolo da Árvore da Vida que se contrapõe à árvore do pecado. Essa é a verdade que cantamos todas as sextas-feiras quando adoramos o Lignum Crucis: Crux fidélis, inter omnes arbor unanóbilis! Ó cruz fiel sois a árvore mais nobre em meio às demais (Hino).
Segundo a tradição, a Vera Cruz (verdadeira Cruz) foi descoberta em 326 por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja foi dedicada nove anos após, em 335, com uma parte da cruz em exposição. Em 13 de Setembro ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la. Em 614, os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclio em 628.

Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro.

Esta festa é chamada em Grego: Ὕψωσις τοῦ Τιμίου Σταυροῦ e em Latim é chamada de Exaltatio Sanctae Crucis – Exaltação da Santa Cruz. A palavra “exaltatio” também pode ser traduzida por ”triunfo”, por isso, é que no passado essa festa era também chamada de Triunfo da Santa Cruz.

Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à Paixão e Crucificação, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebra a Cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.

“Celebramos a Festa da Cruz; por ela as trevas são repelidas e volta à luz. Celebramos a Festa da Cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da Cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro” (Dos Sermões de Santo André de Creta, Ofício das Leituras).

Peço que nesse dia todos os membros da Obra coloquem num lugar de destaque a Cruz que tem em sua casa e que faça a oração que segue abaixo.

Abençoada continuidade de Quaresma de São Miguel e que a Cruz Sagrada de Cristo seja a nossa luz.

Pe. Gilson Sobreiro, pjc.

Wamego, 9 de setembro de 2013, memória de São Pedro Claver, do Santo Ano Franciscano.

Oração da Santa Cruz

Deus Todo Poderoso, que sofrestes a morte sobre o Madeiro Santo, por todos os nossos pecados, sede comigo.

Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós.

Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança.

Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim todas as armas cortantes.

Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai sobre mim todo o bem.

Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo o mal.

Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que eu siga o caminho da salvação.

Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos incidentes corporais e temporais.

Santa Cruz de Jesus Cristo, eu vos adoro para sempre.

Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que os espíritos malignos e invisíveis se afastem de mim, conduzindo-me Jesus à vida eterna. Amém.

Por todos os séculos dos séculos.

NOTA: Esta oração foi encontrada sobre o túmulo de Jesus Cristo em 1535, enviada pelo Papa

Paulo III ao Imperador Carlo V. quando partiu para combater os turcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário